Como fazer uma horta vertical sem sair do orçamento

Quer saber como fazer uma horta vertical com garrafa PET ou utilizando outros tipos de instrumentos? 

Neste texto, vamos explicar como você pode fazer isso sem sair do seu orçamento. Então acompanhe a leitura e anote as dicas para colocá-las em prática a fim de deixar a sua casa ainda mais bonita.

O que é uma horta vertical? 

Como fazer uma horta vertical

Primeiramente, uma horta vertical, também chamada de jardim vertical, é aquela que fica na posição vertical na sua casa.

Isso pode parecer óbvio, mas a maioria dos jardins são horizontais. Por isso, essa característica é bem marcante e oferece diferentes vantagens.

Existem muitas maneiras de fazer essa horta. Você pode colocar as plantas presas no teto ou em uma parede, por exemplo.

Na verdade, o que define uma horta vertical é a sua posição, ou seja, as plantas não ficam no chão ou no solo. 

Dessa forma, você utiliza algum instrumento ou objeto para colocar uma sobre a outra, o que ainda é bastante agradável visualmente.

Por que ela é tão interessante? 

Existem várias vantagens na horta vertical e é por isso que ela é tão interessante. Primeiramente, ela não ocupa muito espaço. Então pessoas que têm apartamento, por exemplo, conseguem ter uma horta em casa. 

Além disso, existem muitas maneiras de criar sua horta vertical de forma criativa, sem precisar gastar muito dinheiro ou fazer altos investimentos. Você também não precisa de muita incidência de luz solar, por exemplo, basta escolher os tipos de plantas certas.

Ou seja, esse jardim é interessante porque ele é prático e fácil de colocar em diferentes ambientes.

E ainda vale ressaltar que a horta deixa o espaço muito bonito. Diversas pessoas, inclusive, a escolhem pensando no aspecto decorativo do apartamento.

Vantagens da horta vertical 

Já comentamos alguns benefícios da horta vertical no tópico anterior, mas vale ressaltar a principal vantagem desse tipo de jardim: a sua casa fica mais respirável, menos quente e com clima mais agradável.

Além disso, elas são fáceis de instalar e de fazer manutenção. E você pode fazer isso com um orçamento apertado.

Como já comentamos, é essencial lembrar, também, da economia de espaço que essa horta proporciona.E você ainda pode aproveitar a produção durante todo o ano. 

Somado a isso, você também tem um maior controle sobre o que está sendo produzido e a qualidade do produto tende a ser superior do que no cultivo tradicional, exatamente porque a quantidade de água e de nutrientes são controlados. 

No cultivo tradicional, as plantas sofrem influência de fatores externos, como a chuva, por exemplo.

Como fazer a sua? 

Mas como fazer essa horta? Primeiramente, queremos ressaltar que você pode usar a sua criatividade para montar o seu jardim em casa. 

Mesmo assim, existem alguns objetos que costumam ser utilizados e vamos falar sobre eles aqui para te dar dicas. 

Assim, você consegue montar a sua horta vertical de forma sustentável, utilizando certos objetos, como garrafas PET e pallets, por exemplo.

Montar com garrafa Pet 

Uma das maneiras mais tradicionais de fazer a sua horta vertical é utilizando garrafas PET, que são facilmente encontradas e coletadas. 

Cada garrafa pode servir como um vaso. Ou seja, se você quiser ter 10 plantas, por exemplo, deve reunir 10 garrafas PET. 

Isso é bastante simples, você pode utilizar a garrafa tanto na vertical quanto na horizontal.Caso utilize na vertical, recomendamos que você faça 4 furos espaçados próximos à área da tampa e 1 furo no fundo da garrafa, que serve para ter a saída de água no recipiente. 

Depois, você pode pegar uma tesoura e fazer dois cortes na garrafa PET, um em cada lateral. É nesse espaço que a planta irá crescer.

A partir daí, você pode colocar a terra e plantar a planta que deseja. Lembre-se de passar o barbante por entre os quatros furos próximos da tampa e juntar os fios em um nó. 

A partir disso, você pode acomodar o fio do barbante em um gancho na parede, de forma que as plantas fiquem na vertical.

Essa é uma das opções, mas você também pode fazer a garrafa ficar deitada. Basta utilizar a tesoura para fazer uma abertura em apenas uma das suas laterais. 

E você também deve fazer quatro furos na garrafa, porém dois deles devem ficar ao lado da abertura e os outros dois do outro lado. Assim, você vai passar dois barbantes pela garrafa para ela ficar pendurada.

Montar com pallets 

Muitas pessoas também aproveitam paletes para fazer a horta vertical. Dessa forma, você não precisa utilizar barbante para pendurar as suas plantas porque elas ficarão presas na parede através dos paletes. 

Assim, você faz cortes em locais estratégicos para colocar os vasos com plantas sobre os pallets. Além de essa opção ser sustentável, ela também gera uma aparência bastante bonita. 

E você pode até pintar os paletes se quiser, ou personalizá-los de outras formas.

Montar com cano de PVC

O cano de PVC pode ser utilizado de diferentes formas em uma horta vertical. Geralmente, ele serve como base, ou seja, como se fosse o vaso em que será colocada a planta.

Se você tiver canos compridos, pode colocar diversos tipos de plantação em cima de um mesmo objeto. E isso é muito interessante. 

Além disso, você pode plantar diferentes mudas nele, como manjericão, alecrim, hortelã e alface. Por isso, ele é bastante versátil.

E para utilizar o cano de PVC em uma horta vertical, você pode pendurar algum fio ou barbante em cada ponta dele, por exemplo.

Quanto custa montar uma horta vertical?

Não existe uma resposta única para essa resposta, porque isso vai depender da quantidade de plantas que você quer ter e de quais materiais vai utilizar. 

Se você conseguir garrafas pets ou outros objetos de forma reciclada, por exemplo, seu custo vai ser basicamente com a compra das plantas. 

Algumas pessoas optam por sistemas mais avançados de horta vertical, utilizando uma tecnologia mais complexa de irrigação na parede, por exemplo. 

Mas se você utiliza alternativas recicláveis e faz a irrigação de forma manual, isso sai bem mais barato. 

E basta ter uma parede livre que pegue sol por, pelo menos, três horas para as suas plantas crescerem bem. 

Diante disso, a nossa recomendação é que você verifique quais objetos consegue ter acesso mais facilmente para reduzir os custos da sua horta vertical e conseguir criar uma na sua casa utilizando pouco espaço.
Para te auxiliar na compra dos produtos, veja nossas ofertas de cartões de crédito.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *