O WhatsApp gb é um aplicativo desenvolvido por pessoas desconhecidas, e que trabalha com o código-fonte do aplicativo original do WhatsApp. Por meio do serviço, os usuários têm acesso a funcionalidades especiais. Contudo, baixar e usar o WhatsApp gb pode colocar os usuários em situações de risco.
Um novo aplicativo tem sido usado por usuários de smartphones com o sistema operacional Android. O GBWhatsApp oferece alguns recursos que estão ausentes no aplicativo convencional. Veja quais funcionalidades estão disponíveis, e aprenda a baixar o WhatsApp gb.
O WhatsApp gb é uma versão modificada do aplicativo original do WhatsApp. O aplicativo surgiu em 2019 e é basicamente um clone do serviço original.
O diferencial do WhatsApp gb é que ele permite funcionalidades ausentes no original, como deixar transparente o aplicativo, mudar algumas cores e até mesmo enviar arquivos de áudio com até 100 MB.
Depois de algumas modificações, o aplicativo também passou a permitir a abertura de mais de uma conta, o que não é possível no WhatsApp original.
Quem é o responsável pelo WhatsApp gb?
Buscamos informações sobre a origem do aplicativo, mas não encontramos a empresa ou os desenvolvedores que estão por trás da criação do WhatsApp gb.
O único que se sabe é que o aplicativo está hospedado em uma página árabe.
Segundo alguns especialistas em segurança digital, a origem desconhecida do aplicativo representa um risco sobre o tratamento dos dados do usuário.
Vale lembrar que esta MOD, como são chamadas as modificações de aplicativos, não é autorizada pelo WhatsApp.
Esta política de restrição é diferente, por exemplo, daquela usada pelo Telegram, onde qualquer pessoa pode criar seu próprio aplicativo Telegram.
Na verdade, existe uma alternativa muito popular chamada Telegram X, que alguns usuários relatam ser mais rápida, mais leve e possuir funções experimentais, caso a multiplicidade daquelas oferecidas pelo aplicativo base não pareça suficiente.
Utilizar o WhatsApp gb é seguro?
Como já mencionamos, o WhatsApp gb é de fonte desconhecida. O aplicativo usa o código-fonte do WhatsApp original sem a autorização dos desenvolvedores.
Como não tem licença oficial, o WhatsApp gb não pode ser publicado na Play Store, já que o Google não permite o compartilhamento desse tipo de aplicativo em sua loja.
Assim sendo, não há uma checagem quanto à segurança do WhatsApp gb feita pelo Google.
Além disso, devido a quebra do código-fonte do aplicativo original, o WhatsApp gb pode eliminar a chamada criptografia de ponta a ponta, que impede que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo enviado pelo WhatsApp.
Segundo informações do próprio WhatsApp, as mensagens enviadas pelo aplicativo original são seguras, e terceiras pessoas não podem ter acesso a elas.
No entanto, a mesma segurança não é garantida para os usuários do WhatsApp gb.
Usar esses aplicativos significa que nossas mensagens não são mais criptografadas de ponta a ponta, mas adicionam uma infinidade de funcionalidades.
O WhatsApp pode inclusive bloquear a conta de quem usa esses aplicativos.
Diferenciais do aplicativo
Quando comparado ao aplicativo oficial, o WhatsApp gb tem uma série de funcionalidades que se destacam, e acabam chamando a atenção dos usuários.
Veja o que o aplicativo mod tem de diferente:
- Possibilidade de resposta automática de mensagens;
- Função para esconder o aviso de quando a mensagem foi vista pela última vez;
- Ocultar a sinalização de mensagem entregue;
- Ocultar a confirmação de leitura;
- Omitir para contatos específicos a informação de última vez visto;
- Registrar o nome de um grupo com até 35 caracteres;
- Salvar os históricos no telefone;
- Status com mais de 200 caracteres, sendo que o original permite até 139;
- Enviar transmissões para até 600 pessoas, em lugar do limite de 250;
- Copiar o status de forma seletiva;
- Envio de vídeos de 50 Mb;
- Áudio de até 100 Mb;
- Envio de até 90 imagens de uma vez;
- Ocultar nome e data de mensagens.
Como vemos, algumas dessas funcionalidades começaram a fazer parte de algumas atualizações do WhatsApp oficial.
Contudo, os recursos que ainda são exclusivos do WhatsApp gb são responsáveis por atrair novos usuários para o aplicativo, embora usá-lo possa representar um risco.
Onde baixar o WhatsApp GB?
Diversos sites disponibilizam aplicativos Android para download. No entanto, é preciso ter cuidado com esses sites, já que alguns podem oferecer “gato por lebre”, ou vírus por aplicativo.
O único que encontramos, vamos colocar o link a baixo para você fazer o download.
Como instalar o WhatsApp gb?
Se apesar dos riscos, você decidir fazer o download do aplicativo, será preciso recorrer a sites que disponibilizam aplicativos Android para download.
Lembre-se que o aplicativo não está disponível na Play Store.
Para fazer o download do aplicativo, você precisará habilitar a função do seu celular que permite a instalação de programas de fontes desconhecidas.
Para isso, vá até as configurações do seu smartphone.
- Selecione a opção “segurança”;
- Habilite a opção “Fontes desconhecidas”;
- Confirme sua opção.
Depois disso, você pode baixar e instalar o WhatsApp gb.
WhatsApp pode bloquear contas
O WhatsApp tem colocado obstáculos e restrições para aqueles que usam aplicativos modificados do WhatsApp há anos.
De fato, o WhatsApp pode bloquear contas que usam o serviço de mensagens por meio do WhatsApp gb ou de outros aplicativos semelhantes, como o Yo WhatsApp.
A suspensão das contas é a forma como o WhatsApp está comunicando essa nova política aos usuários.
No FAQ, página de perguntas e respostas, que a empresa publicou sobre o assunto, eles afirmam que, se sua conta está “temporariamente suspensa”, significa que você provavelmente usou uma versão não autorizada do WhatsApp em vez da oficial.
Aplicativos de terceiros desse tipo violam os Termos de Serviço e, em vez de criar uma forma de bloqueá-los, a decisão é suspender a conta do WhatsApp de quem os usa.
Entre esses aplicativos não oficiais estão o WhatsApp gb, o Yo WhatsApp, o WhatsApp Plus e outros mods WhatsApp.
Entre os inúmeros aplicativos que usam o código-fonte, há também alguns que prometem permitir mover chats de um celular para outro, quando isso é algo que o próprio WhatsApp já permite, se sincronizarmos os chats com a nuvem.
O WhatsApp não recomenda – nem permite – o uso desses aplicativos, pois não pode validar suas práticas de segurança. A empresa tem razão, já que esses tipos de aplicativos são menos seguros que o oficial por não usarem sua criptografia nas mensagens.
Por esse motivo, o WhatsApp recomenda fazer um backup do histórico de bate-papo desses aplicativos alternativos e importá-los para a versão oficial do WhatsApp.
Para fazer isso, você deve ir para “CONFIGURAÇÕES” > “CONVERSAS” > “BACKUP DE CONVERSAS”. Quando instalamos o aplicativo oficial, podemos restaurar os chats nele.
O que fazer se sua conta for suspensa?
É possível que os usuários cuja conta foi bloqueada realizem uma série de etapas para retornar ao aplicativo oficial sem perder seu histórico de conversas.
Recomendações para quem já usou o WhatsApp gb e foi bloqueado:
- Fique atento ao cronômetro que marca a suspensão e aguarde o cumprimento da restrição temporária.
- Entre no aplicativo WhatsApp gb, e siga o procedimento para fazer o backup do histórico de conversas.
- Depois, abra a Play Store e baixe a versão oficial do WhatsApp; verifique o seu número de telefone no aplicativo oficial. Vá para a opção que diz “Um backup foi encontrado” e clique em “Restaurar”.
Destacamos que se, depois que sua conta foi temporariamente suspensa, você não começar a usar a versão oficial do WhatsApp, sua conta poderá ser suspensa permanentemente, ficando impedido de usar o número de telefone para novos registros no WhatsApp.
Como mudar do WhatsApp gb para o WhatsApp oficial?
Se você utiliza o WhatsApp gb em seu smartphone, e quer voltar a usar o aplicativo original, vai precisar seguir alguns passos para isso.
Se pretende transferir o seu histórico de chat do WhatsApp gb, deve saber que o WhatsApp não garante que os chats possam ser passados integralmente e com segurança, por se tratar de uma aplicação não oficial.
Caso sua conta tenha sido bloqueada, para transferir os chats, você terá que aguardar o término da suspensão temporária imposta pelo WhatsApp. Você verá que há uma contagem regressiva indicando quanto você ainda tem.
Assim que isso acontecer, acesse WhatsApp gb e clique em “CONFIGURAÇÕES> “CONVERSAS” > “BACKUP DE CONVERSAS”
Agora você terá que ir às configurações do telefone e tocar em “Armazenamento” e “Arquivos”. Lá, na parte superior, toque em “Mais” e “Renomear”. Agora mude o nome da pasta para “WhatsApp”.
Feito isso, acesse a Play Store e baixe o WhatsApp, a versão oficial. Depois de instalá-lo, você deverá verificar o seu número com a mensagem que eles irão enviar para você.
Em seguida, aparecerá uma mensagem na tela dizendo “Backup encontrado”. Toque em “Restaurar” e “Avançar”.
Se tudo tiver corrido bem, você deve conseguir usar o WhatsApp com seu histórico de chats e conversas.
Se você usa o WhatsApp e salvou anteriormente um histórico de bate-papo, ele deve ser transferido automaticamente quando você passar a usar a versão oficial do WhatsApp.
Após isso, basta acessar o WhatsApp oficial agora e começar a falar com seus contatos, mantendo todo o seu histórico.
WhatsApp gb: vantagens e desvantagens
Vantagens
- Funcionalidades que não estão presentes no app oficial
Desvantagens
- Mensagens enviadas pelo WhatsApp gb podem perder a criptografia, e, por isso, serem violadas
- A conta do usuário pode ser bloqueada pelo WhatsApp
Substituto para o WhatsApp
Além da falta de recursos especiais, como os oferecidos pelo WhatsApp gb, alguns usuários têm optado por trocar o WhatsApp pelo Telegram, outro aplicativo para troca de mensagens.
Várias razões motivam a troca. A primeira e mais importante é que o Telegram permite que os usuários enviem mensagens entre si sem a necessidade de que seus números de telefone particulares fiquem visíveis para outras pessoas.
É verdade que o WhatsApp avançou no campo da privacidade, mas o detalhamento do número continua a subtrair muitos pontos nesse quesito.
Por outro lado, o Telegram permite que as mensagens sejam armazenadas automaticamente na nuvem e isso, além de tornar o aplicativo multiplataforma, faz com que não seja necessário estar fazendo backups, como acontece no WhatsApp.
Para isso, o aplicativo utiliza um sistema de sincronização imediata que leva em consideração inclusive os rascunhos que começaram a ser feitos.
Além disso, alguns especialistas afirmam que o Telegram é uma ferramenta infinitamente mais segura do que o WhatsApp e quando se trata de comunicações B2B ou framework, esse aspecto pode fazer uma grande diferença.
E não é mais seguro em um único aspecto, mas em muitos. Antes mesmo do aplicativo comprado por Mark Zuckerberg incluí-lo depois de muitas críticas, o criado por Pável Durov já vinha com a criptografia ponta a ponta por padrão.
O Telegram ainda permite o uso de chats secretos com criptografia ponta a ponta, protege os chats com senha e PIN, inclui proteção contra screenshots e possui um timer de autodestruição que não deixa rastros no servidor e que pode ser aplicado a ambas mensagens, e para conversas completas.
Conclusão
O WhatsApp gb é um aplicativo desenvolvido por pessoas desconhecidas, e que trabalha com o código fonte do aplicativo original do WhatsApp.
Assim como o original, a versão modificada – disponível apenas para Android – é usada por usuários para enviar e receber mensagens.
O aplicativo clonado tem sido usado, especialmente devido às funções que oferece e que não estão presentes na versão oficial.
Entre os recursos disponíveis na versão MOD, destaca-se a possibilidade de resposta automática de mensagens, a função para esconder o aviso de quando a mensagem foi vista pela última vez e ainda a possibilidade de enviar vídeos de 50 Mb e áudio de até 100 Mb.
No entanto, apesar da funcionalidade, usar o aplicativo pode trazer riscos ao usuário. Isso porque o WhatsApp não oferece garantia alguma para quem enviar e receber mensagens por meio de um aplicativo não oficial.
O WhatsApp gb usa o código-fonte do app original; contudo, recursos de segurança, como a criptografia de ponta a ponta podem ser perdidos, o que gera maior espaço para pessoas de má fé roubarem os dados dos usuários.
Além disso, como se trata de algo proibido pelo WhatsApp, os usuários podem até mesmo perder suas contas no aplicativo.