Vivo internet discada ainda existe?

Vivo internet discada ainda existe? – A tecnologia tem avançado constantemente e a internet não foge a essa realidade. Graças ao desenvolvimento tecnológico, atualmente, podemos ter diferentes tipos de conectividade, mas sem esquecer das origens provenientes da internet discada.

Afinal, o que era a internet discada? A vivo ainda oferece essa funcionalidade? Como era o acesso realizado por meio desse tipo de conectividade? Tudo isso e muito mais pode ser visto abaixo.

O que é internet discada?

Vivo internet discada
Vivo internet discada

Para quem viveu no início dos anos 2000, foi possível usufruir do serviço de internet discada, o qual usava, obrigatoriamente, a linha telefônica para que a rede de dados pudesse funcionar. Sendo assim, quando alguém tirava o aparelho do gancho, era bem provável que você ficasse sem internet.

Antigamente, os dados por internet discada eram transmitidos da mesma maneira que a nossa voz, via telefone. Dessa maneira, mais uma consequência acabava por ser gerada: a conexão acabava por deixar bastante a desejar na hora de sua utilização, visto que a quantidade de dados transmitida era muito pequena.

Em relação à internet atual, de banda larga, é possível ver uma melhoria bastante expressiva, afinal, são novos tempos e a tecnologia joga a nosso favor. Para aqueles que gostam de ver vídeos, acessar as redes sociais e jogar alguma coisa, essa mudança fez uma verdadeira diferença.

Como era dado o acesso por internet discada?

internet discada provedor

Para que a internet discada pudesse ser utilizada, era necessário que houvesse uma linha disponível. No entanto, caso alguém usasse o telefone que ali estava conectado, não haveria mais internet para ser usada, pois a conexão seria automaticamente interrompida. Muitos jovens da época passaram por esse estresse, porque algum adulto sempre precisava da linha.

Muitas pessoas acabavam esperando um horário específico para utilizar esse tipo de conexão. Ao completar meia-noite, muita gente corria para o computador com o intuito de pagar apenas um pulso do telefone, o que acabava por sair bem mais barato na conta de telefone que vinha ao fim do mês.

Além de tudo isso, ainda havia o problema de conexão, afinal, era muito provável que a internet demorasse um bom tempo para, enfim, ser conectada. Além de ter dias e horários específicos, a transmissão de dados era bem precária e deixava muito a desejar para quem realmente precisava.

Vivo internet discada ainda existe?

Afinal, a Vivo internet discada ainda existe? Mesmo que tenha sido uma febre no início dos anos 2000, e para muitos a única opção de se manter conectado, a internet discada acabou sofrendo mudanças positivas para muitos usuários. No entanto, a operadora não oferece mais esse plano, nem para os clientes que já tinham o contrato nem para os novos.

Em muitos locais do país, a banda larga ainda não havia chegado, o que dificultava a comunicação entre as outras regiões. Por isso, à época, era muito mais barato procurar por um serviço de internet discada, como era o caso do plano oferecido pela operadora Vivo.

A internet discada também era conhecida como linha discada ou dial-up e, como já dito anteriormente, não era das mais rápidas. Por meio dela, era possível ter acesso à rede pública de telefone, estabelecendo uma conexão bastante direta com um provedor.

Quando o serviço ainda estava disponível para ser adquirido, era necessário que se tivesse um número de telefone e uma linha na casa. Assim, o computador do usuário, ou um roteador (como temos atualmente), poderia utilizar um modem com a intenção de decodificar a informação por meio de sinais de áudio.

Quais os tipos de conexão com internet existentes?

Ainda que a tecnologia tenha avançado muito, é possível listar alguns tipos de internet um tanto quanto antiquados. No entanto, ainda são totalmente funcionais e, por muitas vezes, a única opção que algumas famílias têm para se manter conectados com o mundo lá fora, como, por exemplo, a internet a rádio.

Dentre os tipos de conexão com a internet existentes estão:

  • rádio;
  • satélite;
  • cabo;
  • fibra óptica.

A mais desejada na atualidade, com toda a certeza, é a fibra óptica. Isso se dá devido à imunidade que possui contra interferências. O seu cabo é um pouco mais largo, possibilitando o acesso a uma internet veloz e inteiramente proveitosa.

Qual a melhor conexão com a internet atualmente?

Existem dois tipos de conexão com a internet que podem ser muito boas para a sua casa ou empresa: cabo ou Wi-Fi. A diferença entre elas pode variar muito, principalmente no quesito velocidade e, por isso, é necessário fazer um teste antes da instalação.

É válido ressaltar que a internet com conexão Wi-Fi é um pouco mais instável do que em relação ao cabo. Isso porque o sinal é captado no “ar” e pode sofrer a interferência graças a outros aparelhos eletrônicos, objetos ou, até mesmo, paredes. Por isso há a importância da avaliação antes da escolha.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.