Detran PB – Consultar Multas e Placas de Veículos

Você sabia que é possível consultar as multas registradas em seu veículo do DETRAN PB pela internet?

detran pb

Mesmo que o Detran envie todas as multas para sua casa para que você possa pagá-las, às vezes pode acontecer de perder o documento, dele não ser entregue pelos correios e, nesses casos, você pode ficar sabendo das multas e seus respectivos valores online, no site do Detran.

O Detran da Paraíba possui um portal na internet onde reúne alguns serviços importantes para os condutores, para que assim possam ter acesso sem ter que ir até uma unidade.

Afinal, consultar as multas e placas é algo fácil e rápido, se tornando ainda mais acessível pela internet.

Se você é morador do estado e ainda não sabe como ter acesso a essas consultas rapidamente, confira tudo a seguir!

O que é essa consulta?

As consultas de multas e placas de veículos, em alguns casos, podem ser realizadas juntas e, em outros, separadamente.

Elas informam ao condutor as multas já registradas no veículo (sendo possível conferir até mesmo multas que já foram pagas, como multas que ainda precisam de pagamento), assim como a pontuação da sua CNH.

Ambas as informações são muito importantes para que o condutor possa manter a sua carteira de motorista e arcar com todas suas infrações.

As consultas podem ser realizadas online, no site do Detran PB. Para que isso seja possível, o motorista deve informar alguns dados pessoais. Se houver algum problema na realização da consulta online ou por algum motivo o motorista prefira, é possível efetuar a consulta em uma das unidades espalhadas pelo estado.

Passo a passo da consulta

A consulta para conferir as multas e os pontos da CNH é muito fácil de ser realizada e precisa somente de uma informação do motorista. Como mencionamos anteriormente, as consultas são realizadas separadamente: há uma somente para conferir as multas e outra para a pontuação da sua CNH.

A consulta de veículo, como é chamada, permite ao motorista conferir todas as multas registradas, pagas e não pagas, assim como informações sobre licenciamento. Para realizá-la, é preciso acessar o site http://detran.pb.gov.br/veiculo/consulta-do-veiculo e informar a placa do veículo, depois ir em “Enviar”.

consultar veiculo detran pb

A consulta de multas permite também ao motorista conferir as multas, assim como todas as pontuações da sua carteira.

O Detran PB já permite ao motorista até emitir o boleto bancário para pagar as multas que ainda precisam de pagamento. A consulta pode ser realizada no site http://detran.pb.gov.br,  basta informar a placa do veículo e o RENAVAM.

Pontuação da CNH

Cuidar a pontuação da sua CNH é muito importante, pois ao atingir uma determinada pontuação, o motorista pode perder a sua carteira, tendo que passar por todo um procedimento novamente para obtê-la.

A pontuação máxima da CNH é de 20 pontos e cada infração possui diferentes pontos, de acordo com sua gravidade.

Por isso é essencial cuidar para cometer o mínimo de infrações possível e, se acabar cometendo, verificar se é uma infração leve ou grave.

Quanto mais grave a infração, maior os pontos que você perde. Fazer a consulta de multas e placas do veículo te ajuda a acompanhar a pontuação de sua CNH, assim você fica sabendo quando está muito próximo dos 20 pontos.

Débitos do veículo

Fazer a consulta de multas também é fundamental para que o motorista esteja ciente de todas suas multas e possa conferir se há alguma que ainda não foi paga.

É fundamental que todos os débitos do veículo, incluindo as multas, estejam quitados todos os anos para a realização do licenciamento anual.

O motorista até pode deixar de fazer a consulta ao longo do ano, mas quando precisar realizar o licenciamento, será notificado da existência de débitos e então terá que efetuar o pagamento.

Por isso, quanto antes quitar todas suas multas, melhor. E se você efetuar a consulta e não houver nenhuma multa nova, não há com o que se preocupar.

Essas consultas são disponibilizadas por todas as unidades do Detran e todos os motoristas devem estar cientes da existência delas e de como realizá-las.

Se precisar de qualquer ajuda, agende um atendimento na unidade mais próxima ou ligue para o Detran, sendo que todos os números podem ser encontrados no site.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *